sábado, 29 de maio de 2010

ORAÇÃO NA BASÍLICA VATICANA EM EXPIAÇÃO A ABUSOS COMETIDOS POR ALGUNS SACERDOTES

Cidade do Vaticano, 29 mai (RV) - Realizou-se neste sábado, no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, uma manhã de adoração eucarística e de oração em expiação aos abusos cometidos por alguns sacerdotes.

Promovida por estudantes das pontifícias universidades romanas também como gesto de solidariedade a Bento XVI, a iniciativa foi patrocinada pelo Arcipreste da Basílica Vaticana e Vigário-Geral do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri.

Concluída a adoração eucarística, teve lugar a meditação feita pelo Promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé. Mons. Charles J. Scicluna, que iniciou sua reflexão partindo da dura advertência de Jesus, apresentada no Evangelho segundo São Marcos: "Se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que lhe prendessem ao pescoço a mó que os jumentos movem e o atirassem ao mar" (Mc 9, 42).

Mons. Scicluna repropôs a interpretação que São Gregório Magno deu na Regra Pastoral, no segundo capítulo da primeira parte, dedicada aos "Requisitos do pastor de almas", intitulado "Aqueles que em seu modo de viver não cumprem aquilo que aprenderam com o estudo, não ocupem o lugar do governo das almas".

Ao comentar a frase de Jesus, São Gregório escreve:

"A mó que os jumentos movem significa aquele árduo retornar à vida do século, e o profundo do mar indica a condenação eterna. Portanto, quem tendo se revestido da aparência da santidade prejudica os outros com a palavra e com o exemplo, teria sido certamente melhor para ele que as suas ações terrestres o tivessem arrastado à morte quando se encontrava em estado laical, do que as suas funções sagradas o tivessem indicado aos outros – em sua culpa – como exemplo a ser imitado. Vez que se ao menos tivesse caído sozinho, o teria atormentado uma pena infernal mais tolerável." (RL)

Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário