quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mais uma aberração arquitetônica de Oscar Niemeyer

Visto em O Ultrapapista Atanasiano

Enquanto as Catedrais são verdadeiras barcas que nos elevam aos céus, com seus traços, suas colunas, seus vitrais, as linhas que tocam o firmamento, suas torres, relógios, estátuas, mosaicos, pinturas; alguns Bispos desejam fazer de seu governo uma marca do culto ao homem e não do culto a Deus.

A Catedral da Boa Viagem é dedicada a Nossa Senhora, está impregnada de história e da marca do sagrado, e está na capital do belíssimo estado de Minas Gerias


Projetada por Oscar Niemeyer, a nova Catedral de Belo Horizonte será dedicada a Cristo Rei - que necessitará de um ato de desagravo -. O interessante do projeto é que alguns estudantes de arquitetura disseram que a nova catedral tem "traços sensuais" e outros dizem que "é mais um monumento do que uma catedral, onde a estética parece ser mais importante que a finalidade" (assino em baixo). Ei-la abaixo, e goste quem gostar, além de que já imagino as palavras dos seus defensores.


Nova Catedral de BH, inspirada no capacete de Darth Weider e no penteado da Rainha Amidala. (Desculpem meus leitores mais sérios e os amantes dos "traços sensuais", mas só mesmo um pouco de humor para tratar dessa nave espacial)

Tudo isso em Minas Gerais, a terra que ofereceu ao Brasil um dos mais extraordinários movimentos barrocos e coloniais que o mundo já conheceu. Terra de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João Del Rei, terra das capelas octagonais onde Minas Gerais expressou um traço único da arte sacra e cuja minha terra amada de Passos/MG possui uma delas.

Enfim, não me agrada ter que fazer tal postagem no Atanasiano, uma vez que sua proposta é exaltar a arte sacra e não as linhas e traços profanas, muito menos nos preocupamos em dar-lhes atenção. O problema são os métodos modernos de construção? As novas técnicas? Não! O problema começa por quem projeta, quem pede o projeto, passa pelo desejo de se fazer muito mais um "conjunto de concreto e vergalhões retorcidos" do que a finalidade sagrada - soa como soberba, soa como desejo agradar o homem e não ao Pai Eterno -, e termina, tragicamente, na renúncia do patrimônio santo da Igreja.

Um comentário:

  1. uma catedral tão bela... Irá ser trocada por esta aberração elaborado pelo ""GÊNIO"" (que de gênio não tem nada) do Oscar Niemeyer...

    TEnde Misericórdia deste Vossos Servos Senhor!

    ResponderExcluir