segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Caricatura de Católico

A mídia... falar dela como sujeito tende a um vazio conspiracionista, seria necessário elencar os nomes por trás dela. Quem? Não sabemos ao certo... são grupos inspirados pelos mais diversos ideais, mas com muito em comum.

Nessas férias tive tempo de assistir TV, passa-tempo/perda de tempo e deturpações.

As novelas globais me chamaram a atenção. A das 18hrs., Paraíso, que trata de romance, casamentos e conventos forçados, inquietou-me bastante. O padre da novela deixa de usar batina e veste um Clergyman em camisa branca (melhor que muitos padres brasileiros que abandonaram completamente a veste talar), o que deixa certas “beatas” em polvorosa. A principal beata, a mãe da dita “santinha” é retratada como uma fanática, e cada maldade por ela realizada é acompanhada de uma oração, jaculatória ou invocação à Santa Rita e N.S.J.C.

A “novela das oito”, que tem por pano de fundo a cultura indiana, enaltece em muito os costumes da Índia com seu gigantesco politeísmo e despreza a formação ocidental, diga-se de passagem cristã. Certa vez vi o personagem “Baruam” em visita a uma Igreja comparar a água benta com a água do Ganges (sem comentários quanto à sujeira do rio em questão) usada para os mais diversos fins. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de uma das personagens fazer uma “produção independente” de um filho. A referida senhora, diretora de uma escola, não quer nenhum contato com o “doador” contratual dos espermatozóides e tem por rival uma senhorita que vive recitando mantras e é tida como maluca (Deyse, acho que é isso).

A referida Deyse, a louca da novela, apresenta uma postura moralista (bem próxima da católica) quanto à concepção e valor da vida e da família; mas para variar ela é escorraçada e desdenhada como fora do juízo. Muito do que saía de sua boca parecia ser tirado de algum pronunciamento eclesiástico.

Isso é no mínimo inquietante... a mídia, seja ela comandada por quem for, constantemente apresenta uma caricatura do que é ser católico, do que é o real pensamento católico e seus fundamentos. Na sutileza das novelas e nos risos por elas provocados os mitos anti-católicos são propagados e uma caricatura é construída.

Portae inferi non praevalebunt adversus eam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário