sábado, 6 de março de 2010

Conferências no Brasil e em Portugal

Como deve ser de conhecimento de todos os leitores desse blog, neste ano estão previstos dois encontros sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum em terras de lusófonas.

O primeiro será no Brasil, precisamente na Diocese de Garanhuns, governada por Dom Fernando Guimarães. Os detalhes vieram do blog "Salvem a Liturgia!" e seguem abaixo:

ENCONTRO SACERDOTAL SOBRE O MOTU PROPRIO
“SUMMORUM PONTIFICUM”
DE S.S. O PAPA BENTO XVI
“UM GRANDE DOM ESPIRITUAL E LITÚRGICO
PARA TODA A IGREJA”


Caro irmão no sacerdócio,

Laudetur Jesus Christus!

Temos a satisfação de convidá-lo a participar de um encontro sobre o Motu Proprio “Summorum Pontificum” e suas conseqüências no campo da liturgia, do direito litúrgico e da espiritualidade ao comemorarmos os três anos de sua publicação por S. S. o Papa Bento XVI.

Este encontro tem o patrocínio de Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.SS.R., Bispo diocesano de Garanhuns, o qual trabalhou muitos anos com o Card. Castrillón Hoyos em Roma e recentemente foi nomeado membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e conta com o apoio da Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Realizar-se-á nos dias 17, 18 e 19 de junho deste ano na cidade de Garanhuns, uma cidade serrana perto de Recife de clima muito ameno.

Aos que desejam participar pedimos a prévia autorização escrita do próprio Ordinário (o bispo para os padres diocesanos ou o superior religioso competente para os religiosos) que deverá ser enviada a:

Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.SS.R.
Av. Santo Antônio, 40 Centro
CEP 55293-000 Garanhuns – PE
Fone: 0 XX 87 3761 2765
E-mail: bispogaranhuns@yahoo.com

A respeito disto Dom Fernando Guimarães, C.SS.R. enviará um convite com a programação do encontro a todos os bispos do Brasil em cujas dioceses se celebra a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito ou em que há padres interessados.

Aguardando a confirmação de sua participação a este momento de estudo, reflexão, oração e comunhão que será também uma graça para toda a Igreja contamos com suas orações e as de sua comunidade e o saudamos cordialmente.

A Comissão Preparatória

LOCAL DO ENCONTRO
Seminário São José
Av. Rui Barbosa, 200 - Garanhuns - PE, 55296-300
Fone: 0 XX 87 3761 3747‎

Obs: Posteriormente enviaremos maiores informações de como chegar de Recife a Garanhuns.

A programação encontra-se no próprio blog - http://www.salvemaliturgia.com/2010/03/excelente-noticia-ncontro-de-sacerdotes.html

O segundo encontro, em Portugal, será em setembro, na cidade de Fátima. O encontro português configura-se como um Workshop. Mais detalhes em www.sanctamissaportugal.wordpress.com.

É uma alegria imensa saber dessas duas iniciativas. O Motu só não é mais conhecido por falta de divulgação e encontros como estes realmente ajudam, diria que são fundamentais. Mais importante ainda é ver que pelo menos um bispo do Brasil está comprometido com o Motu do Papa. Não basta "autorizar" a missa tradicional, é preciso divulgar a missa tradicional e quando um bispo o faz torna-se sinal para todos os outros. Dom Fernando é um pioneiro!

Aos organizadores do Workshop em Portugal, nossas mais profundas orações, do outro lado do Atlântico!

Fonte: Igreja Una

Nenhum comentário:

Postar um comentário